EDIÇÃO IMPRESSA ATUAL - Nº 90-OUTUBRO DE 2007



De professor para professor
[20/03/2007- Matéria da Edição :84 - Fevereiro de 2007 ]
A turminha da Educação Infantil está se apropriando de sua história conhecendo a história da própria família. Os pais, necessariamente envolvidos no processo, conversaram com os filhos sobre os seus familiares e enviaram à escola fotografias dessas pessoas. Agora o procedimento dos alunos, na escola, é montar sua árvore genealógica, tarefa que contribui para o conhecimento da origem genética e para o entendimento das relações de parentesco. Para muitas crianças, a partir daí, o caminho é o do estudo da nova configuração que a sua família adquiriu.
Em um temática como essa, vale lembrar: a abordagem da escola deve considerar sempre a história particular de cada criança e a abordagem já feita pela família. É claro que, a partir daí, escola e família podem e devem caminhar juntas para a ampliação deste saber específico.
Para o grupo, conhecer a diversidade e respeitá-la é conhecer o mundo como ele é - rico pelas singularidades que reúne.