EDIÇÃO IMPRESSA ATUAL - Nº 90-OUTUBRO DE 2007
Divulgação



Fábrica de Chocolate
[12/10/2006- Matéria da Edição :80 - Setembro de 2006 ]
Que delícia de tema! Trabalhar com o chocolate foi maravilhoso. Quando perguntei aos alunos o que eles achavam da idéia, a resposta foi unânime: SIM!
Partindo da idéia Empreender e transformar, tema geral da XII Feira de Ciências da Nossa Escola, desenvolvemos um projeto agradável, em que pudemos desenvolver ações empreendedoras. Os alunos amaram e começamos a botar a mão na massa, ou melhor, no chocolate.
Decidimos juntos todos os detalhes da organização da feira e iniciamos por convidar Adriano, aluno de uma escola da rede pública de Aracaju, que participou do projeto promovido pela Junior Achievement Sergipe. Ele e alguns colegas abriram uma míni-empresa de fabricação de bombons de chocolate dentro da escola em que estudam. A palestra só fez aumentar o nosso desejo de colocar tudo o que ouvimos em prática.
Daí pra frente, foi só trabalho e alegria.
Buscamos várias receitas à base de chocolate. Cada aluno ficou responsável por fazer sua receita na sala de aula e, é claro, distribuir para degustação.
Cada experiência era uma festa e aprendíamos de forma descontraída e deliciosa. Até a professora Fernanda (inglês) caiu na farra. Ela nos ensinou a fazer o maravilhoso Petit Gateaut (pausa para fechar os olhos e lamber os beiços).
Momentos inesquecíveis marcaram a nossa feira, mas a nossa visita à Casa Alemã foi maravilhosa. Sueli (proprietária), nos proporcionou ver na prática, tudo o que estávamos estudando na escola. Os alunos ficaram encantados com todo o processo de fabricação das receitas até o momento em que seguem para a loja para a comercialização.
Procurei fazer com que os alunos vivenciassem cada instante da preparação da feira para que eles pudessem ter autenticidade e confiança na hora de apresentarem-se em seus estandes.
A nossa sala realmente virou uma Fábrica de Chocolate. A decoração da sala, os alunos vestidos de cozinheiros preparando suas receitas, tudo tornou essa feira especial para nós. Pudemos praticar tudo o que vimos e ouvimos. Foi o máximo!
O sucesso da feira mostra a importância do trabalho em equipe e o grande potencial das nossas crianças.

Colaboração professora Cintia Hora