EDIÇÃO IMPRESSA ATUAL - Nº 90-OUTUBRO DE 2007



Olha a dica ai, gente. (Livro)
[06/06/2007- Matéria da Edição :86 - Abril/Maio de 2007 ]
As boas mulheres da China
A China, durante seu regime socialista, teve várias mulheres guerreiras, compatriotas e oprimidas, e cada uma delas com sua história comovente e inspiradora, mas o que seria delas se ninguém as conhecesse? Como inspirariam outras mulheres se suas histórias ficassem perdidas? Foi o que pensou Xinran.
Xinran é uma radialista chinesa censurada pelo regime socialista, mas com grande desejo de mudar seu país. Em mais um dia comum para Xinran, ela recebe uma carta de uma mulher que conta sua trágica e comovente história, então Xinran vê como as mulheres da China são discriminadas e inferiorizadas pela sociedade machista chinesa. Depois desse brusco impacto com a realidade, Xinran começa a procurar histórias de mulheres que já sentiram a dor da faca de dois gumes que é a China.
Uma mulher que perdeu a filha em um terremoto, a menina de 11 anos que foi estuprada e não podia contar à mãe, a jovem que apanhava do pai e resolveu se internar para fugir dele, essas são algumas das histórias coletadas por Xinran, que mais viraria um livro.
Uma história real e comovente, que nos mostra a verdadeira realidade das mulheres de uma gigantesca China até então vista apenas por suas belezas. Leiam e se emocionem.
por Bruno Tomazi (9º ano)