EDIÇÃO IMPRESSA ATUAL - Nº 90-OUTUBRO DE 2007
Clouse Marinho
Edmê Cristina e Aglacy Mary abrem a exposição no Shopping Riomar e Rosana de Oliveira S. Batista - P



I Exposição Fotográfica da Nossa Escola em comemoração aos 152 anos de Aracaju
[05/05/2007- Matéria da Edição :85 - Março de 2007 ]
Durante o mês de março de 2007, os alunos da 7ª série foram desafiados a lançarem seus olhares sobre a cidade de Aracaju, através de registros fotográficos. A turma foi dividida em dois grupos , que iriam abordar a relação do homem com o patrimônio ambiental e histórico da cidade.
Os alunos foram preparados pelas professoras Rosana (Geografia), Janaína (Filosofia), Edla (Redação) e Ivânia (História), com um estudo sistemático e aprofundado em sala de aula, referente a conceitos sobre a idéia de patrimônio ambiental e histórico.
Após essa etapa, fomos a campo separando aturma em dois grupos: O grupo Patrimônio Ambiental iniciou o registro fotográfico com a orientação das professoras Rosana e Ivânia, na Avenida Beira Mar e na Ponte do Imperador, observando a pressão humana sobre a natureza, no rio Sergipe e no manguezal. O ponto seguinte foi a orlinha do bairro Industrial, onde os registros voltaram-se para a idéia denatureza dos pescadores do bairro, e, por fim, chegamos ao bairro Porto Dantas, com a intenção de registrar os olhares protagonistas acerca das águas do rio do Sal e sobre as áreas deocupação humana no manguezal.
O grupo Patrimônio Histórico percorreu as ruas do centro de Aracaju, em direção à colina do bairro Santo Antônio, onde apreenderam, nas lentes, os monumentos históricos, as praças do centro da cidade, as igrejas, prédios antigos, os mercados Tales Ferraz e Albano Franco, alémde dirigem um foco sobreo social. Numa caminhada prazerosa, contaram também com as explicações das professoras Janaína e Edla acerca da representatividade histórica e cultural dos patrimônios observados.
Após o trabalho de campo, os registros fotográficos dos alunos foram selecionados, sendo preparados para a culminância do projeto - uma exposição no Shopping Riomar. A abertura da exposição aconteceu no dia 10 de março, com a presença de pais, alunos, professores e todos que fazem a escola, bem como um grande público, que apreciou os resultados.
Os professores envolvidos no projeto ficaram encantados com a determinação, responsabilidade e aplicação dos alunos na execução do trabalho, além da sensibilidade demonstrada em suas percepções diante dos patrimônios da nossa cidade.
Rosana de Oliveira S. Batista - Professora de Geografia da Nossa Escola e mestranda de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFS.