EDIÇÃO IMPRESSA ATUAL - Nº 90-OUTUBRO DE 2007



Olha a dica aí, gente (Livro)
[05/05/2007- Matéria da Edição :85 - Março de 2007 ]
Olga
Judia, comunista, alemã, essas são algumas das características de Olga Benário Prestes, mulher determinada e forte, que luta pelos seus ideais sem se preocupar com as conseqüências de seus atos.
É sobre essa mulher que fala o livro de Fernando Morais e que deu origem ao filme dirigido por Jayme Monjardim.
Olga é uma menina de apenas 15 anos que entra para a Juventude Comunista, em sua cidade natal, Munique - Alemanha, e surpreende a todos com sua fibra e força de vontade. É lá também que conhece Otto Braum, seu primeiro grande amor, mas que não dá certo por causa de suas indiferenças aos ideais que ela defendia e por uma peça pregada pelo destino.
Não demorou muito para que o conselho comunista alemão reconhecesse o talento de Olga e, aos poucos, ela consegue elevados cargos até ser mandada para missões internacionais. Olga, além de comunista, fazia parte também da força aérea russa, falava quatro idiomas (alemão, francês, russo e português) e tinha grande talento para manobras de guerra.
Em uma de suas missões, Olga conhece Luís Carlos Prestes, brasileiro por quem se apaixona e se casa. Juntos vão para uma das mais difíceis missões de suas vidas, e o lugar é nada mais, nada menos que o Brasil, cenário de muitas revoltas e conquistas e onde o destino guardou suas piores surpresas.
Leia o livro-biográfico de Fernando Morais e conheça um pouco mais sobre a vida dessa grande mulher, Olga.
por Bruno Tomazi (9º ano)