EDIÇÃO IMPRESSA ATUAL - Nº 90-OUTUBRO DE 2007
Guedes Stúdio



à luz de Tomás Morus e Juscelino Kubitschek
[18/08/2006- Matéria da Edição :78 - Junho de 2006 ]














Layana (Alfa II) fez jus a todos os preparativos














Lucas Andrade (Jardim I) paramentado da cabeça aos pés









O Arraial da Nossa Escola homenageou o ex-presidente da república Juscelino Kubitschek por vários motivos:
Em primeiro lugar, para ensinar ao nosso aluno a ser grande. Os grandes povos, que souberam criar a si mesmos, pautaram-se em seus próprios valores e foi assim que se desenvolveram. Por isso, esses grandes povos souberam homenagear os seus feitos através de seus líderes;
Porque, segundo Gilberto Freire, Juscelino foi para a atividade pública o que Mauá representou para as atividades empresariais;
Porque, segundo o próprio Juscelino Kubitschek, a grandeza não se constitui uma dádiva da Providência; é uma combinação de visionarismo e audácia. Não é um bem que se herda, mas uma situação que, a duras penas, conquista-se.
Porque existia uma frase para definir o brasileiro com absoluta fidelidade: "No Brasil tudo é grande, menos o homem". E Juscelino compreendeu a importância de se ter audácia para que o gigante pudesse ser despertado.
Porque, já com 72 anos, ele declara: sinto-me espiritualmente com a idade de 30. nenhuma ferrugem na alma, nem na vontade. Sinto-me capaz de grandes aventuras, tais como Brasília. Esta graça Deus me conferiu. Se não me permite ver o mundo num halo de esperança, também não me fechou nas trevas da desilusão.
Porque, segundo Walter Moreira Salles, Juscelino foi criador da São Paulo moderna.
Porque, na área da indústria, o Brasil, quando iniciou seu governo, importava caneta Bic e, quando encerrou seu governo, exportava automóveis.
Porque ele foi o primeiro Presidente da República a ver de perto toda a dor que a seca produzia nos Nordestinos.
Homenageamos Juscelino Kubitschek, então, porque ele se declarou candidato a presidência da república para 1965, entendendo que para transformar mais profundamente o nosso país, realizaria a UTOPIA AGRÁRIA - 50 ANOS EM 5.

Apoio:
Agradecemos pelo carinho com que nos apoiaram e nos emprestaram materiais para caracterizar o tema da festa e decorar o Arraial da Nossa Escola.

Das instituições:

EMBRAPA
www.cpatc.embrapa.br
CASA DA LAVOURA LTDA
Fone: 3241-3033
PEMAGRE
Peças e Máquinas Agrícolas Ltda
Fone: 3253-5100
FERSEG
Ferramentas e Segurança Ltda.
Fone: 3215-2250

Dos amigos e vizinhos:

Silvan Cabral,
Vicência Schettino e
Adauto Machado


Quer saber mais? No site www.nossaescola.com.br você encontra imagens e textos da preparação do arraial. A realização da festa é o resultado de mais um período rico e intenso em que toda a escola se mobiliza em torno de um projeto que envolve leituras e releituras, pesquisa bibliográfica e de campo, ação criativa e muito divertimento.