EDIÇÃO IMPRESSA ATUAL - Nº 90-OUTUBRO DE 2007
Arquivo



O pensamento age - 3
[28/02/2007- Matéria da Edição :83 - Janeiro 2007 ]
Nas minhas turmas de Inglês, introduzi o projeto com a discussão em torno do seu nome. Existe mesmo varinha de condão? O que é o poder mágico? E a varinha, como age? Age sozinha? Precisa de palavra mágica?
A discussão levou meus alunos à idéia de que, na vida real, fora dos contos de fadas, ao invés de varinha, temos atitudes mágicas. Que atitudes são essas? É a pergunta que está nos conduzindo agora à exploração de palavras-chave, como resiliência, ousadia e olho do furacão.
No estudo das palavras, temos feito leitura de verbetes do dicionário (inglês-inglês) que levo para a sala. Interpretando o texto, apropriamo-nos da idéia. O aluno também constrói , em inglês, o seu texto para novos verbetes.
Muitos desses jovens estudantes estão diante de um grande empreendimento em suas vidas: o vestibular.Vi meus alunos interessados, como se fôssemos atrás do caminho das pedras - e vamos - numa mobilização interna para suas realizações. Para todos, selecionei e expus uma frase de Walt Disney, bastante incentivadora: “If you can dream, you can do it”.

Nena - professora de Inglês