EDIÇÃO IMPRESSA ATUAL - Nº 90-outubro de 2007

EVENTOS

Simuladão Nossa Escola 2007- Edital
De 10-07-2007 até 10-07-2007
Nossa Escola II - 08:00
SIMULADÃO – NOSSA ESCOLA/2007

E D I T A L

A COORDENAÇÃO DO SIMULADÃO/NOSSA ESCOLA torna público, para conhecimento dos interessados, que nos períodos abaixo discriminados estarão abertas as inscrições ao SIMULADÃO-2007 - destinado aos alunos da 8ª. Série (Ensino Fundamental), do 1º. e do 2º. anos do Ensino Médio ou equivalente.

O Simuladão é uma modalidade de avaliação que pretende:

1. Dar condições, aos alunos participantes, de verificarem a sua condição real de aprendizagem, tendo como referencial a média alcançada pelos demais candidatos;
2. possibilitar um movimento juvenil na escola, atendendo a um anseio e solicitação dos alunos;
3. tornar visível à comunidade aracajuana essa modalidade de ensino, o Ensino Médio da Nossa Escola.

O referido simulado será aplicado no dia 07 de outubro do corrente ano, entre as 08 e 12 horas, devendo ser observados todos os critérios inerentes a um processo seletivo regular.
I - INSCRIÇÕES
1. Sistemática das Inscrições (Nossa Escola – Núcleo II)

Serão realizadas na Secretaria da Nossa Escola, podendo se efetivar também, junto à coordenação de outras escolas convidadas (conforme demonstrem interesse), até o dia 29 de setembro. Tendo em vista que o número de inscritos está limitado a 300 candidatos, as inscrições podem ser encerradas antes da data máxima estabelecida para inscrição.
Não será cobrada taxa, apenas, a título de contribuição, dois quilo de alimento não perecível (exceto sal) para fins de doação a instituições de assistência.
No ato da inscrição, o candidato receberá o seu cartão, que deverá ser preenchido no local e apresentado no dia da prova para ter acesso à sala de provas.
Será exigida a carteira de identidade como documento de identificação no ato da inscrição, bem como no momento de realização da prova.

II - PROVAS

A prova estará estruturada conforme o padrão da UFS, com proposições múltiplas contendo 05 itens, numerados de 00 a 44, que podem ser todos verdadeiros, todos falsos ou alguns verdadeiros e outros falsos e/ou questões numéricas (com respostas entre 00 e 99);
Mantendo critério adotado pela UFS: “Em hipótese alguma haverá revisão de prova.” ( Edital/UFS: item. 6; 2.3)
Para os alunos da 8ª série, do 1º. e 2º. anos serão cobrados os conteúdos específicos à própria série. O conteúdo da prova está disponível no site da escola.
Em se tratando da prova de língua estrangeira, o aluno indicará a sua opção no momento da inscrição, se por Espanhol ou por Inglês.
Portanto, no caderno de provas constará o seguinte elenco de disciplinas: Português (Língua Portuguesa, Literatura Brasileira), Matemática, Geografia, Física, Biologia, Espanhol ou Inglês, Química e História, e terão complexidade que não ultrapasse o nível de escolaridade correspondente à série em curso do candidato.
A prova terá a duração de 4 horas, sendo que o tempo mínimo para saída é de 2h30min a partir do início da prova.
A correção obedece à prerrogativa Erro anula Acerto.

III - CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

O critério geral utilizado é o de MÉDIA ARITMÉTICA das notas obtidas em cada disciplina.

Em caso de empate:
Será utilizado como critério de desempate a maior nota em Português. Ainda persistindo, será revisada a nota de Matemática ou ainda, a de Biologia.

IV - PREMIAÇÃO

Haverá um prêmio para o primeiro colocado em cada modalidade de prova aplicada: 8ª. série, 1º. e 2º. anos. Será uma poupança no valor de R$ 1.000,00, a ser entregue logo após seja divulgado o resultado. A data será marcada e divulgada pela coordenação. Os participantes poderão acessar essas informações no site da escola. Os ganhadores serão convocados para a premiação pela coordenação do evento.
OBS.:
Não será permitido aos candidatos, que já estão em outra série mais adiantada, participarem do Simuladão (realizar prova de série inferior) concorrendo ao prêmio. Para efeito da premiação, o candidato que alcançar o primeiro lugar em cada série, deverá atestar a série cursada via documento emitido pela escola em que cursa.

V - DISPOSIÇÕES FINAIS

1. O candidato só poderá concorrer com um único número de inscrição, prevalecendo no caso de transgressão desta norma, aquela cuja numeração do requerimento de inscrição for maior.
2. Não se admitirá a entrada no local de realização das provas de candidato que não estiver munido de seu comprovante de inscrição e da sua cédula de identidade. 3. Os portões de acesso aos locais de realização das provas, serão fechados às 08:00 horas, não sendo permitido o ingresso de qualquer candidato após esse horário. 4. Nas provas poderão ser cobrados conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Fundamental.
5. O emprego de Folha de Respostas, cujo número não coincida com o seu número de ordem invalidará seu exame, sendo-lhe atribuída a nota zero na prova correspondente.
6. Em nenhuma hipótese, o candidato poderá realizar suas provas fora dos locais previamente estabelecidos pela Coordenação.
7. O candidato que sair da sala de exame encerrará sua participação na prova, ressalvados os casos de emergência que possam ser atendidos no Posto de Atendimento instalado no local de realização das provas.
8. Reclamações concernentes ao gabarito das provas só serão aceitas até 48 (quarenta e oito) horas após a sua divulgação.
9. Nos dias de prova os candidatos serão identificados através da fotografia e assinatura;
10. Durante a realização das provas o candidato não poderá estar de posse de telefone celular, gravador, receptor, pagers, notebook. máquina fotográfica ou equipamento similar nem usar chapéu, boné, gorro, sob pena de ser eliminado do concurso.
11. O candidato que se recusar a entregar a folha de resposta e/ou o caderno de questões ao término do tempo destinado para a realização das provas, será eliminado do Simuladão. 12. O candidato deverá permanecer obrigatoriamente na sala de provas por, no mínimo, duas horas e meia após o início das provas.
13. O candidato portador de deficiência que necessitar de atendimento especial para a realização das provas, deverá solicitar no formulário de inscrição as condições que o possibilitem a realização destas. O candidato deverá apresentar atestado médico.
14. A inscrição do candidato implica na aceitação das decisões que venham a ser tomadas pela Coordenação em casos omissos ou em situações não previstas.

Obs.: Foi utilizado como fonte base o edital/PSS da UFS – 2007, com algumas adaptações.

Aracaju, 30 de Agosto de 2007.

Prof. Jadson Tavares
Coordenador do Simuladão-2007